segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Missa - Parte 1

             “Pegando o cálice, deu graças e disse: 'Tomai este cálice e distribuí-o entre vós (...) Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: 'Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim'. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: "Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós...".
(Lc 22, 17-20)

               Neste momento Jesus instituiu a Missa!
A Missa é a oração, mais completa e mais importante da vida de um Católico. Ela não é uma repetição, mas sim uma renovação, uma atualização!
               A Missa é a mesma pra todos, mas a maneira de  participar pode ser direfente. Depende da fé de cada um. Tem pessoas que vão a Missa só para cumprir preceito, tem pessoas que vão somente para pedir, e tem pessoas que vão  com fé e alegria, louvando e bendizendo a Deus.
              Como está sendo a "Sua Missa"? Deus quer amigos, e não escravos, O escravo obedece, o amigo ama e participa. Às vezes fazemos muitas coisas sem saber do que se trata. Por isso que acontecem que muito vão a Missa e não saem renovados, acompanham tudo, fazem os mesmo gestos, mas não sabem o que estão fazendo e nem porque estão celebrando, Ficam apenas na exterioridade!
              Lembremo-nos sempre que os atos exteriores (gestos, palavras, sinais, objetos) são como o "corpo" da Missa, enquanto a fé e o amor são a "alma" desse corpo.
              Portanto, na Missa celebramos a renovação do sacificio de Jesus na Cruz, como Ele mesmo nos manda fazer, "fazei isto em memória de mim", cada parte da Missa tem um significado inigualavel, a Missa é muito mais do que escultar a Palavra de Deus, é a vida de Cristo em nós! Ela não é uma repetição, mas sim uma renovação, uma atualização!
               Devemos ir a Missa de coração contrito e humilde,  para podermos verdadeiramente participar do Sacrifio  de Cristo por nós!
               A Missa é a ação mais importante que se celebra na terra e, quando dela participamos, devemos faze-lo com o maior interesse e devoção tratando de conseguir o maior fruto possível. Posto que na Missa se renova o sacrifício do Calvário, deveríamos estar presentes com os mesmos sentimentos de Nossa Senhora ao pé da cruz, acompanhando a seu Filho, plenamente identificada com Ele.
              Depois serão feitas outras postagens, sobre a Missa, como: partes, objetos litugicos e etc.

 
RayssiaMaria e Claudiana

sábado, 24 de dezembro de 2011

O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo - Origem e Significado


“A Igreja nada considera mais venerável, após a celebração anual do Mistério da Páscoa, do que comemorar o Natal do Senhor e suas primeiras manifestações” (NUALC 32). A solenidade do dia 25 de dezembro ocupa o centro de todo o ciclo e, ao mesmo tempo, conserva uma relação especial com a Páscoa. A celebração natalina do Senhor se inicia com as primeiras vésperas do Natal e termina no domingo depois da Epifania.
A característica mais visível deste período é o acúmulo de festas. As principais são o dia 25 de dezembro e a Epifania, no dia de janeiro; no domingo seguinte ao Natal, celebra-se a festa da Sagrada Família; no dia 1º de janeiro, oitava de Natal, a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus; e no domingo depois da Epifania, a festa do Batismo do Senhor. Naqueles lugares onde o dia 6 de janeiro não é dia de preceito, a Epifania é transferida para o domingo que cair entre o dia 2 e o dia 8 de janeiro. Por outro lado, conserva-se a oitava de Natal, que inclui, nos dias 26,27 e 28 de dezembro, as festas de santo Estêvão, de são João Evangelista e os santos Inocentes. Depois do dia 1º de janeiro, os dias de semana do Natal têm categoria menor.
A liturgia romana dedica à preparação do Natal quatro semanas com seus respectivos domingos. O Advento começa nas primeiras vésperas do domingo e cai no dia 30 de novembro ou no dia mais próximo desta festa, e termina antes das primeiras vésperas do Natal. A partir do dia 17 de dezembro, intensifica-se a preparação para o Natal. As férias são independentes dos domingos.
A história de todo esse ciclo não é uniforme. Com efeito, enquanto os livros litúrgicos atuais começam no primeiro domingo do Advento, os antigos sacramentários começavam no dia 25 de dezembro.
A primeira notícia histórica do Natal vem do cronógrafo copiado por Fúrio Dionísio Filócalo, em 354, embora remonte ao ano 336, que contém a depositio martyrum e a depositio episcoporum da Igreja de Roma. Encabeçando a primeira lista, no dia 25 de dezembro, se lê: VIII kal. Ian. natus est Christus in Betlehem Iudeae.
No entanto, apesar das pesquisas, não se sabe com certeza qual teria sido o motivo da escolha do dia 25 de dezembro como data da festa do Nascimento do Senhor. A coincidência do dia 25 de dezembro com a festa pagã do Natalis (soli) invicti, estabelecida no ano 275 pelo imperador Aureliano no solstício de inverno, fez pensar que o cristianismo teria querido resistir à festa pagã propondo a celebração do nascimento de Cristo, o verdadeiro sol de justiça (cf. Ml 4,2; Lc 1,78).


Na Roma antiga celebrava-se nesse dia a festa do Sol Invencível. De acordo com os cálculos daquele tempo, o dia 25 de dezembro marcava o solstício de inverno. Ou seja, no Hemisfério Norte, é o dia em que o sol parece mais fraco (isso não acontece no Hemisfério Sul). O sol é fonte de calor. Nessa época, essa força parecia estar vencida e a ponto de morrer. Mas, nos dias seguintes, pouco a pouco ia se tornando mais forte e brilhante. Isso demonstrava para o povo daquele tempo que o sol era forte e invencível. Por volta do ano 275 da nossa era, o imperador romano Aureliano criou a festa do Sol Invencível.
Supostamente, os cristãos daquele tempo teriam aproveitado essa idéia e a transformado completamente. O Natal do Sol Invencível passava a ser o Natal de Cristo. Isso porque o simbolismo da luz é muito importante na Bíblia. De fato, os primeiros cristãos gostavam de chamar Jesus de “Sol de Justiça”, “Esplendor do Pai”, “Luz do Mundo” e outros títulos ligados à luz.
Uma segunda hipótese se baseia no cálculo da data da Morte de Cristo, segundo a crença antiga de que esta teria acontecido no mesmo dia em que aconteceu a encarnação. A data de 25 de dezembro teria sido fixada, portanto, com base no dia 25 de março, data estimada da morte.
Uma terceira hipótese se apóia no objeto da festa segundo as homilias patrísticas, especialmente as de são Leão Magno (440-461), a testemunha mais qualificada sobre o sentido original do Natal na liturgia romana, autor, por outro lado, do famoso tomus ad Flavianum enviado ao Concílio de Calcedônia. A rápida difusão da festa se explica mais facilmente pela necessidade de afirmar e difundir a fé autêntica no mistério da encarnação do que pelo afã de resistir a uma festa pagã. O Concílio de Nicéia foi celebrado no ano 325 e os concílios seguintes tiveram que fazer frente a diversos erros cristológicos. De fato, em fins do século IV o Natal já era celebrado no norte da África (360), na Espanha (384), em Constantinopla (380), em Antioquia (386), na Capadócia etc.

A liturgia papal de Roma, a partir do século V, compreendia três estações no dia 25 de dezembro: Santa Maria Maior – junto ao presépio – à meia-noite; Santa Atanásia, ao amanhecer, e São Pedro, ao clarear o dia. Com origem diferente quanto à época, as três celebrações se difundiram com os livros litúrgicos romanos. No século VI, introduziu-se a vigília do Natal com jejum e uma missa vespertina, e provavelmente também a oitava no dia 1º de janeiro. A festa de santo Estêvão, a de são João Evangelista e a dos Inocentes remontam pelo menos ao século VI na liturgia romana, embora já fossem celebradas desde o século IV na liturgia síria, com a particularidade de incluir também a festa de são Pedro e são Paulo, a de são João e são Tiago no dia 27, não havendo a festa dos santos Inocentes. As demais liturgias ocidentais seguem a liturgia romana, mas comemorando também, no dia 27, o apóstolo são Tiago.
Mais recentemente, outra teoria propõe que Jesus teria nascido sim no dia 25 de Dezembro. Seis meses antes da Anunciação do anjo à Maria, já Isabel havia concebido João Batista. O Evangelho de Lucas nos diz que Zacarias, esposo de Isabel, pertencia à classe sacerdotal de Abias e estava desempenhando sua função sacerdotal na ordem de sua classe.
5...houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel.
8. Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe...” (Lc 1)
No antigo Israel a casta sacerdotal estava dividida em 24 classes, que se alternavam seguindo uma ordem fixa e imutável, para prestar serviço no templo, por uma semana, duas vezes por ano. A classe a que pertencia Zacarias – a classe de Abias – era a oitava da ordem. Mas quando ocorriam seus turnos de serviço? Isso ninguém sabia. Mas, recentemente, o professor Shemarjahu Talmon, docente da Universidade Hebraica de Jerusalém, trabalhando em conjunto com outros especialistas e usando, sobretudo, textos da biblioteca de Qumran, conseguiu desvendar o enigma.

Ele conseguiu determinar a ordem em que trabalhavam as classes sacerdotais. A classe de Abias prestava serviço no templo duas vezes por ano, uma delas na última semana de setembro. Isso confirma a tradição oriental de que Isabel teria recebido o anúncio de sua gravidez em Setembro e é exatamente 6 meses antes do anúncio do anjo à Maria, como indicam os textos bíblicos.
Portanto, segundo essa teoria recente, é possível que realmente os fatos tenham acontecido na ordem em que são celebrados hoje em dia. Entre os dias 23 e 25 de Setembro, a concepção de João Batista (celebrada pela igreja do oriente); 6 meses depois, em 25 de Março, a anunciação do anjo à Maria; mais 3 meses e temos a natividade de São João Batista em 24 de Junho; e mais 6 meses temos o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo em 25 de Dezembro.
Não sabemos se os cristãos dos primeiros séculos conheciam essa informação do nascimento de Jesus, mas podemos ter a certeza de que a definição da data não foi dada ao acaso, nem determinada por uma ameaça pagã, mas sim iluminada pelo Espírito Santo.


De tudo isso o mais importante não é saber a data exata do nascimento, mas conhecer Aquele que é celebrado e Sua importância para a salvação humana. Conhecer Jesus, Seu exemplo, Seus ensinamentos é verdadeiramente celebrar o Natal. Celebrar diariamente o nascimento do Cristo em nossos corações. Celebrar a vitória da Luz sobre as trevas, da vida sobre a morte, do Amor sobre o pecado.
______________________________
Os profetas, com voz poderosa,
anunciam a vinda de Cristo,
proclamando a feliz salvação,
que liberta no tempo previsto.

Ao fulgor da manhã radiosa,
arde em fogo o fiel coração,
quando a voz, portadora de glória,
faz no mundo soar seu pregão.

Não foi para punir este mundo
que ele veio na vinda primeira.
Ele veio sarar toda chaga
e salvar quem no mal perecera.

Mas a vinda segunda anuncia
que o Cristo Senhor vai chegar,
para abrir-nos as portas do reino
e os eleitos no céu coroar.

Luz eterna nos é prometida
e se eleva o astro-rei salvador,
que nos chama à grandeza celeste
com a luz do divino esplendor.

Ó Jesus, só a vós desejamos
para sempre no céu contemplar,
e por vossa visão saciados,
glória eterna sem fim vos cantar.


(Laudes do dia 24/12)


Fonte: http://mixcristao.blogspot.com 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Autenticidade dos Evangelhos

                   Nós cristãos acreditamos profundamente que nos Evangelhos escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João e inspirados pelo Espirito Santo está presente a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Mas será que eles são verdadeiros? Ou eles foram inventados pela Igreja Católica para a manipulação de pessoas ?

Os Evangelhos são verdadeiros, foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João, e inspirados pelo Espirito Santo!

                 E quem nos prova isso não é a Igreja, mas sim os inimigos, os racionalistas dos seculos XVII e XVII, que buscaram estuda-los criticamente afim de mostrar ao mundo que eram falsos.
Durante 50 anos eles empregaram nos Evangelhos os conhecimentos da ciência os "métodos de citações", "das traduções", " o método polemico", vasculharam todas as páginas e palavras dos Evangelhos, enfim depois 50 anos de trabalho chegaram a conclusões contrarias aos desejos da pesquisa e como racionalistas tiveram de afirmar, como Renan, racionalista da França:
                 " Em suma eu admito como autênticos os quatro Evangelhos canônicos"
                 Harnack, racionalista alemão, foi obrigado a afirmar:
                 " O caráter absolutamente único dos Evangelhos é, hoje em dia, universalmente reconhecido pela critica"
                 Os mais exigentes críticos racionalistas dos seculo XIX, Hort e West Cott, afirmaram:
                 " As sete oitavas partes dos conteúdo verbal do Novo Testamento não admitem duvida de forma alguma. A última parte consiste preliminarmente, em modificações ou em variantes sem significado. De fato as variantes que atingem a substancia do texto são tão poucas que podem ser avaliadas em menos de milésima parte do texto"
               O Catecismo da Igreja Católica afirma:
               " A Igreja defende firmemente que os quatro Evangelhos, cuja historicidade afirma sem hesitar, transmitem fielmente aquilo que Jesus, o Filho de Deus, ao viver entre os homens realmente fez e ensinou para eterna salvação deles até o dia em que foi elevado." (§ 126)


                Portanto podemos concluir que os Evangelhos são autenticos, não foram criados pela Igreja Católica para manipulação de massa (como jugam os ateus), Jesus existiu sim, veio ao mundo por nós e para nossa salvação, e temos os Evangelhos reconhecidos pelos racionalistas para comprovar isto!


Paz e Bem

Rayssia Maria

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Tau, Medalha de São Bento e Medalha de N.S. das Graças

Quem me conhece pessoalmente sabe que uso esses três sacramentais, raramente tiro, muito me perguntam qual o significado, e ai está!
Desculpe-me pela extensão da postagem, mas vale a pena ler tudo!
TAU
O TAU E SÃO FRANCISCO
São Francisco participou de um concílio e neste concílio, onde o Papa declarou que o SINAL dos eleitos era um TAU e que todos aqueles que carregassem esse "TAU" estariam como que caminhando na garantia da sua salvação. Quando S. Francisco ouviu aquilo ele imediatamente colocou o TAU no seu pescoço e nunca mais retirou dele e, por isso, o TAU se transformou num sinal Franciscano.

O TAU, O CORDÃO E OS TRÊS NÓS
Em geral o Tau é pendurado no pescoço pôr um cordão com três nós. Este cordão significa o elo que une a forma de nossa vida. O fio condutor do Evangelho. A síntese da Boa Nova são os três conselhos evangélicos = obediência, pobreza, pureza de coração. Obediência significa acolhida para escutar o valor maior. Quem abre os sentidos para perceber o maior e o melhor não tem medo de obedecer e mostra lealdade a um grande projeto. Pobreza não é categoria econômica de quem não tem, mas é valor de quem sabe colocar tudo em comum. Ser pobre, no sentido bíblico-franciscano, é a coragem da partilha. Ser puro de coração é ser transparente, casto, verdadeiro. É revelar o melhor de si. Os três nós significam que o obediente é fiel a seus princípios; o pobre vive na gratuidade da convivência; o casto cuida da beleza do seu coração e de seus afetos. Tudo isto está no Tau da existência!

USAR O TAU É LEMBRAR O SENHOR
Muita gente usa o TAU. Não é um amuleto, mas um sacramental que recorda um caminho de salvação que vai sendo feito ao seguir progressivamente, o Evangelho. Usar o TAU é colocar a vida no dinamismo da conversão: cada dia devo me abandonar na Graça do Senhor, ser um reconciliado com toda a criatura, saudar a todos com a Paz e o Bem. Usar o Tau é configurar-se com aquele que um dia ilumina as trevas do nosso coração para levar-nos à caridade perfeita. Usar o Tau é transformar a vida pela Simplicidade, pela Luz e pelo Amor. É exigência de missão e serviço aos outros, porque o próprio Senhor se fez servo até a morte e morte de Cruz.

MEDALHA DE SÃO BENTO

A medalha de São Bento não é um "amuleto da sorte". Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé.  
    O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo! São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos à esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e também para alcançar graças espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.  
    Contudo, a medalha não age automaticamente contra as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.  
    Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é necessário que nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja ; provada; e nossa caridade purificada, para que aumentem nossos méritos.
 
    O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias, a medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte.  
    Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus. Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, cumprindo, todos os deveres religiosos:Oração, Missa dominical, recepção dos Sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da lei de Deus e da Igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus. 
    Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte das  disposições da pessoa para com Deus e da observância dos requisitos acima mencionados.
Na frente da medalha (veja foto) são apresentados uma cruz e entre  seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti - "Cruz do Santo Pai Bento".    
Na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux - "A cruz sagrada seja minha luz".    
Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux - "Não seja o dragão meu guia". 
   No alto da cruz está gravada a palavra PAX ("Paz"), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S.   
À partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana - "Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!". 
Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR - "Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".     
É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso. 

Medalha Nossa Senhora das Graças
 •A serpente: Maria aparece esmagando a cabeça da serpente. A mulher que esmaga a cabeça da serpente, que é o demônio, já estava predita na Bíblia, no livro do Gênesis: "Porei inimizade entre ti e a mulher... Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, morder-lhe o calcanhar". Deus declara iniciada a luta entre o bem e o mal. Essa luta é vencida por Jesus Cristo, o "novo Adão", juntamente com Maria, a co-redentora, a "nova Eva". É em Maria que se cumpre essa sentença de Deus: a mulher finalmente esmaga a cabeça da serpente, para que não mais a morte pudesse escravizar os homens.
• Os raios: Simbolizam as graças que Nossa Senhora derrama sobre os seus devotos. A Santa Igreja, por isso, a chama Tesoureira de Deus.
• As 12 estrelas: Simbolizam as 12 tribos de Israel. Maria Santíssima também é saudada como "Estrela do Mar" na oração Ave, Stella Maris.
• O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus. Foi Maria quem o formou em seu ventre. Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração, que simboliza o seu infinito e ilimitado Amor.
• O coração transpassado por uma espada: É o Imaculado Coração de Maria, inseparável ao de Jesus: mesmo nas horas difíceis de Sua Paixão e Morte na Cruz, Ela estava lá, compartilhando da Sua dor, sendo a nossa co-redentora.
• O M: Significa Maria. Esse M sustenta o travessão e a Cruz, que representam o calvário. Essa simbologia indica a íntima ligação de Maria e Jesus na história da salvação.
• O travessão e a Cruz: Simbolizam o calvário. Para a doutrina católica, a Santa Missa é a repetição do sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida do cristão.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VOCAÇÃO

Quando se escuta essa palavra lembramos muitas vezes, de profissão, trabalho,  ou então pensamos em um padre ou em uma freira!

Mas a vocação vai muito além disso, ela é o que Deus reservou para cada um de nós!
A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" . Assim vocação significa chamado. E quem nos chama é o próprio Deus. Nos chama a que? A ser padre, freira, médico, catequista, pai, mãe, professor? Também, Deus não só tem um chamado especifico para que cada um de nos, como também Deus tem um mesmo chamado para todos nós!

Chamados Fundamentais (compreendidos a todos):
• Nosso primeiro chamado é a VIDA, a qual Deus nos prepara antes mesmo de sermos formados no ventre de nossas mães, o próprio Jesus reforça isso dizendo: Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude. (João 10,10) ;
• Depois somos chamados a sermos CRISTÃOS, a acreditarmos em Jesus Cristo, nosso Salvador, a vivermos com Ele, e para Ele, por isso nos somos batizados;
• E a partir do nosso batismo somos também chamados a SANTIDADE, que muitos pensam que poucos são chamados, que no mundo de hoje é considerada coisa do passado, mas a santidade é atualizada a cada dia, somos chamados a vivermos segundo a vontade de Deus dentro do nosso tempo, dentro de nossas casas, famílias,colégios, trabalhos e etc.

Chamados Específicos (Único para cada pessoa):
A vocação especifica é dividida em três: laical, ministério ordenado e vida consagrada.
Laical : consiste no matrimônio, no celibato ou solteiro - apóstolo.
Assim todo cristão batizado, é convocado a ser anunciador do Reino de Deus, exercendo funções. O leigo vive na secularidade e exerce sua missão nos ofícios e trabalhos deste mundo. O Concilio Vaticano II sublinhou que a vocação e a missão do leigo "contribuem para a santificação do mundo, como fermento na massa".
Vida Consagrada: irmão ou irmã religioso na vida ativa ou contemplativa.
Na vida consagrada o Cristão é chamado a ser mais radical no seu seguir a Cristo, vivendo a consagração total nos fotos de pobreza, caridade e obediência. Na vida ativa, através do trabalho com os mais necessitados e no trabalho a comunidade eclesial, e na vida contemplativa, através da interseção são as raízes e da vida cristã.  
Ministério Ordenado: consiste no diácono, padre e bispo.
O ministério ordenado é uma vocação particular. O Espírito Santo concede esta vocação a alguém e esta vocação converte-se em função. Um carisma que se converte em ministério. A vocação do ministro ordenado é principalmente ser o pastor-orientador de uma comunidade cristã, dentro dessa orientação a principal forma é celebrando a Eucaristia na qual somente Padres e Bispos podem ser o Presidente da celebração!

Então, siga a vocação fundamental, pois Deus te chama e busca no teu interior a tua vocação especifica se já sabe qual é, vive-a a partir de agora, preparando-te para quando chegar à hora de vivê-la verdadeiramente, e se ainda não sabe qual é procura um diretor espiritual ou um encontro vocacional, dobra os teus joelhos reza e pede discernimento a fim de seguir o chamado que Deus tem pra ti, pois Ele mesmo diz "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi" (João 15,16)

RayssiaMaria

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Por que sou Católico ?

Lembro que: O objetivo aqui não é desrespeitar a opinião religiosa de ninguém, mas apenas oferecer as católicos as razões de nossa fé!
* Primeiramente é apresentado o motivo de sermos Cristãos:
Cremos que Jesus Cristo é Filho Unigênito de Deus, morreu e ressuscitou pra a nossa salvação.

*Agora sim, motivo pelo qual eu professo a fé católica:
• É a única religião fundada por Jesus Cristo, através de Pedro, Quando Jesus diz " Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt 16,18a). Nesta passagem Jesus diz "a minha Igreja", Jesus diz no singular e com artigo definido. Ele não diz as minhas Igrejas ou uma Igreja, mas diz a minha Igreja.
•  É a única instituição infalível, com essa infalibilidade garantida pelo proprio Jesus " Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela"(Mateus 16,18).
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Mateus 16:18
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Mateus 16:18
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Mateus 16:18
• Somente ela é Una, isto quer dizer que de diferentes maneiras de servir ela é única, sem divergências de Credo;
• É a única que possui diretamente a sucessão apostólica, ou seja os Apóstolos escolheram Bispos e esse bispos escolheram outros Bispos e assim é até hoje, e é assim mesmo que acontece com o Papa, Pedro ( primeiro Papa da Igreja) instituiu Lino como Bispo de Roma ("capital" da Igreja Católica), e Lino institui Anacleto e assim por diante, assim é hoje, vários Bispos do mundo inteiro que escolhem o sucessor do Papado;
• É a única que possui a Eucaristia, aonde Jesus se faz presente e renova seu sacrifício de uma maneira incruenta, o qual Ele pediu para fazermos "E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim" (Lucas 22,19).
• É a única que aceita Maria como Mãe, a ama e  a proclama  bem-aventurada como ela mesmo diz em Lucas 1,48 "Todas as gerações me proclamarão bem-aventurada".

É por estas e por outras mais razões que SOU CATÓLICA  e digo isso com orgulho!


RayssiaMaria

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Postagem de Apresentação!

A primeira postagem sempre é a mais dificil você não sabe o que escrever, nem como se apresentar, primeiramente queria dizer que a única função desse blog será a comunicação e informação sobre artigos catolicos! A precisão desse blog começou quando dentro da Pastoral da Juventude Jovem Levanta-te resolvi começar a aprofundar assuntos liturgicos para a galera do grupo, então queria forma-los atraves da internet, e não ficar só neles mais abranger a todos os que quiserem, espero que esse blog seja sempre uma fonte aonde o Espirito Santos age na nossa vida!
Graça e Paz da parte de Cristo!






Por: Rayssia Maria