segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Missa - Parte 1

             “Pegando o cálice, deu graças e disse: 'Tomai este cálice e distribuí-o entre vós (...) Tomou em seguida o pão e depois de ter dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: 'Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim'. Do mesmo modo tomou também o cálice, depois de cear, dizendo: "Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós...".
(Lc 22, 17-20)

               Neste momento Jesus instituiu a Missa!
A Missa é a oração, mais completa e mais importante da vida de um Católico. Ela não é uma repetição, mas sim uma renovação, uma atualização!
               A Missa é a mesma pra todos, mas a maneira de  participar pode ser direfente. Depende da fé de cada um. Tem pessoas que vão a Missa só para cumprir preceito, tem pessoas que vão somente para pedir, e tem pessoas que vão  com fé e alegria, louvando e bendizendo a Deus.
              Como está sendo a "Sua Missa"? Deus quer amigos, e não escravos, O escravo obedece, o amigo ama e participa. Às vezes fazemos muitas coisas sem saber do que se trata. Por isso que acontecem que muito vão a Missa e não saem renovados, acompanham tudo, fazem os mesmo gestos, mas não sabem o que estão fazendo e nem porque estão celebrando, Ficam apenas na exterioridade!
              Lembremo-nos sempre que os atos exteriores (gestos, palavras, sinais, objetos) são como o "corpo" da Missa, enquanto a fé e o amor são a "alma" desse corpo.
              Portanto, na Missa celebramos a renovação do sacificio de Jesus na Cruz, como Ele mesmo nos manda fazer, "fazei isto em memória de mim", cada parte da Missa tem um significado inigualavel, a Missa é muito mais do que escultar a Palavra de Deus, é a vida de Cristo em nós! Ela não é uma repetição, mas sim uma renovação, uma atualização!
               Devemos ir a Missa de coração contrito e humilde,  para podermos verdadeiramente participar do Sacrifio  de Cristo por nós!
               A Missa é a ação mais importante que se celebra na terra e, quando dela participamos, devemos faze-lo com o maior interesse e devoção tratando de conseguir o maior fruto possível. Posto que na Missa se renova o sacrifício do Calvário, deveríamos estar presentes com os mesmos sentimentos de Nossa Senhora ao pé da cruz, acompanhando a seu Filho, plenamente identificada com Ele.
              Depois serão feitas outras postagens, sobre a Missa, como: partes, objetos litugicos e etc.

 
RayssiaMaria e Claudiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário