segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

VOCAÇÃO

Quando se escuta essa palavra lembramos muitas vezes, de profissão, trabalho,  ou então pensamos em um padre ou em uma freira!

Mas a vocação vai muito além disso, ela é o que Deus reservou para cada um de nós!
A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" . Assim vocação significa chamado. E quem nos chama é o próprio Deus. Nos chama a que? A ser padre, freira, médico, catequista, pai, mãe, professor? Também, Deus não só tem um chamado especifico para que cada um de nos, como também Deus tem um mesmo chamado para todos nós!

Chamados Fundamentais (compreendidos a todos):
• Nosso primeiro chamado é a VIDA, a qual Deus nos prepara antes mesmo de sermos formados no ventre de nossas mães, o próprio Jesus reforça isso dizendo: Eu vim para que todos tenham vida e vida em plenitude. (João 10,10) ;
• Depois somos chamados a sermos CRISTÃOS, a acreditarmos em Jesus Cristo, nosso Salvador, a vivermos com Ele, e para Ele, por isso nos somos batizados;
• E a partir do nosso batismo somos também chamados a SANTIDADE, que muitos pensam que poucos são chamados, que no mundo de hoje é considerada coisa do passado, mas a santidade é atualizada a cada dia, somos chamados a vivermos segundo a vontade de Deus dentro do nosso tempo, dentro de nossas casas, famílias,colégios, trabalhos e etc.

Chamados Específicos (Único para cada pessoa):
A vocação especifica é dividida em três: laical, ministério ordenado e vida consagrada.
Laical : consiste no matrimônio, no celibato ou solteiro - apóstolo.
Assim todo cristão batizado, é convocado a ser anunciador do Reino de Deus, exercendo funções. O leigo vive na secularidade e exerce sua missão nos ofícios e trabalhos deste mundo. O Concilio Vaticano II sublinhou que a vocação e a missão do leigo "contribuem para a santificação do mundo, como fermento na massa".
Vida Consagrada: irmão ou irmã religioso na vida ativa ou contemplativa.
Na vida consagrada o Cristão é chamado a ser mais radical no seu seguir a Cristo, vivendo a consagração total nos fotos de pobreza, caridade e obediência. Na vida ativa, através do trabalho com os mais necessitados e no trabalho a comunidade eclesial, e na vida contemplativa, através da interseção são as raízes e da vida cristã.  
Ministério Ordenado: consiste no diácono, padre e bispo.
O ministério ordenado é uma vocação particular. O Espírito Santo concede esta vocação a alguém e esta vocação converte-se em função. Um carisma que se converte em ministério. A vocação do ministro ordenado é principalmente ser o pastor-orientador de uma comunidade cristã, dentro dessa orientação a principal forma é celebrando a Eucaristia na qual somente Padres e Bispos podem ser o Presidente da celebração!

Então, siga a vocação fundamental, pois Deus te chama e busca no teu interior a tua vocação especifica se já sabe qual é, vive-a a partir de agora, preparando-te para quando chegar à hora de vivê-la verdadeiramente, e se ainda não sabe qual é procura um diretor espiritual ou um encontro vocacional, dobra os teus joelhos reza e pede discernimento a fim de seguir o chamado que Deus tem pra ti, pois Ele mesmo diz "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi" (João 15,16)

RayssiaMaria

Um comentário:

  1. muito bom mesmo vocação esse é um tema bem legal pra começarmos a trabalhar né Rayssia maria?
    bem interesante mesmo!!!

    ResponderExcluir